Como me tornei Sacerdote de Umbanda

Atualizado: 23 de Nov de 2018


(Foto do primeiro Altar do Templo Escola Casa de Lei)

Ainda como médium da primeira tenda de umbanda da qual participei, ouvi meu mentor espiritual, o Exu das Matas, dizer que em algum momento abriríamos um templo de umbanda. Na ocasião, ele chamou um cambone e pediu que o próprio me passasse esse recado. Essa foi a única vez que ele disse isso, mas foi o suficiente para ficar na minha memória por anos. O curioso é que, ainda que essa afirmação tenha saído da minha boca enquanto incorporado de uma entidade na qual eu confiava, fiquei pensando se aquilo não era coisa da minha cabeça, tendo em vista a minha inexperiência na religião e completa falta de interesse em assumir tal papel nela.


Anos se passaram e a tal tenda da qual eu era filho espiritual fechou. Foi um choque para mim, pois ali tinha sido o primeiro e único terreiro que eu havia conhecido na minha vida até então e a religião era meu grande alicerce. Fiquei completamente perdido e abalado, me afastando de tudo por vários meses.


Durante esse período, em uma tarde de domingo, eu estava deitado no sofá da sala de casa quando adormeci. Em sonho eu me via deitado no mesmo local e um homem surgia a minha frente vestido todo de preto apoiado em um cajado de madeira. Sem um motivo lógico, eu sabia que ele era meu Exu, e me dizia claramente: "Nós vamos começar o nosso trabalho. Em até 7 dias vá até uma mata, reuna os elementos que você puder, faça uma oferenda e me chame." Imediatamente acordei, assustado e em prantos, pois o sentimento que existia dentro de mim de amor e saudade era inexplicável, ainda que tudo aquilo parecesse pura loucura.


Ainda sem saber muito o que tinha acontecido, mas movido por uma fé enorme, decidi nos dias seguintes providenciar os elementos que eu podia comprar e que eram do meu conhecimento. No domingo seguinte eu estava lá na mata, fazendo a oferenda para esse guardião. O local que eu escolhi foi o Santuário de Umbanda, em São Bernardo do Campo, SP. Ir para lá naquela ocasião foi um verdadeiro sacrifício, pois eu residia em Jundiaí e estava sem carro. Foram mais de 5 horas de viagem entre baldeações de ônibus, trem e metrô em um domingo - quando todos os transportes ficam mais lentos. Mas confesso que ao chegar no local após todos os contratempos, o peso extremo da mochila que estava nas minhas costas se tornou insignificante, tamanha era a minha felicidade.


Me dirigi até o ponto que escolhi para fazer a oferenda e comecei a preparar. Ao final, acendi as velas, o charuto e fechei os olhos para fazer os meus pedidos. Sem que eu esperasse, o Exu incorporou. Silenciosamente e com um leve sorriso no rosto, bebeu um pouco da bebida e baforou o seu charuto. Eu, como um médium consciente, puder observar tudo e curiosamente o ouvia enquanto ele estava ali. Foi neste dia que ele afirmou ser o meu mentor espiritual, um amigo de longa data e informou que teríamos um propósito juntos. Disse que iriamos começar a realizar os nossos trabalhos e me incentivou a buscar o máximo de informação possível. E também pediu que tudo o que eu aprendesse fosse compartilhado com as outras pessoas pelos canais e meios que me fossem acessíveis. E nesse diálogo, incorporado sozinho naquele lugar, permaneci por 1h30 aproximadamente.


Quando cheguei em casa, ainda estava em êxtase por tudo o que ouvi, senti e experienciei. Ainda cheio de duvidas e inseguranças, decidi seguir as orientações daquela entidade e comecei a montar de forma completamente intuitiva uma pequena tronqueira e um altar no fundo da minha casa - local que seria usado após algumas semanas para que fosse aberta a minha primeira gira, com algumas pessoas próximas, amigos e familiares. Tudo isso em 2010. O tempo foi passando, o Exu das Matas e os outros guias que me acompanham começaram a trazer as orientações e determinações e, posteriormente, mudei de endereço, alugando um pequeno imóvel comercial em São Paulo, no bairro da Penha, onde realizaríamos os trabalhos. A partir daí, o Templo Escola Casa de Lei começa a sua missão de multiplicar o conhecimento e acolher as pessoas que precisam de ajuda. Hoje a casa conta com 100 médiuns aproximadamente e atende centenas de pessoas por semana. Ainda em 2010 criei o canal no Youtube e a plataforma de ensino a distância Estudar em Casa. Já são 8 anos dedicado ao trabalho junto a Espiritualidade a frente do Templo, buscando cada vez mais melhorar quem eu sou com pessoa e transformar a vida dos que me procuram também.


Bom, esse é um fragmento da minha história como Dirigente espiritual. Espero que você tenha gostado de saber. Confesso que não é fácil, mas posso garantir que se o seu caminho é este, basta persistir e confiar que logo os guias te trarão as respostas que precisa.

Tenho muitos bons aprendizados para compartilhar com você sobre isso... Inclusive preparei um estudo exclusivo chamado "Segredos do Sacerdócio", com o intuito de ajudar aqueles que se encontram nessa fase de transição em suas vidas. Clique aqui e inscreva-se!


Pai Alan Barbieri






0 visualização
Contatos

Whatsapp: (11) 97074-3287

equipebarbieri@gmail.com

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Envie sua mensagem